Entrevista exclusiva com Andre Shinyashiki

André Shinyashiki, nominado na quinta posição no Superdraft 2019, foi um dos protagonistas da temporada o Colorado Rapids. MLSsocceritalia.com entrevistou o jogador com exclusividade.

ITALIAN VERSIONENGLISH VERSION

Como começou a sua paixão pelo futebol e me fala sobre sua primeira experiência
Lembro – me como uma pessoa que adora o futebol. Acho que é parte da cultura do Brasil. Meu pai também ama o futebol assim é uma coisa que acontenceu, nao sei como, mas acontenceu.

Do Brasil ao Estados Unidos. Como aconteceu?
Eu estava jogando na Europa em um torneio amador e, com um amigo em comum do treinador, ele me levou até a Flórida com meu pai e seu amigo, e vi uma oportunidade de vir para os EUA e procurar um time de futebol. Eu vim aqui por um ano (high school), mas acabei ficando dois anos depois na faculdade e depois no profissional.

Você ganhou muitos prêmios durante sua carreira de esporte na escola e na Universidade. Você também fez parte do Senior Class Awards. Qual foi sua experiência?
Foi tudo o que eu poderia pedir para você saber o que realmente é o futebol para mim e realmente uma oportunidade única, muito grato por ter jogado na Universidade de Denver.

De São Paulo ao Colorado. Qual a diferença?
Eu acho que o frio é algo que não costumamos ter em São Paulo e na maioria dos lugares do Brasil. A cultura está diferente aqui e as pessoas são mais descontraídas, não são tão ocupadas todo o tempo, não há muito tráfego, não tem muito que fazer nas horas vagas e eu acho que essa é uma grande diferença, porque você sabe que em São Paulo você nunca dorme, sempre ocupado, sempre algo acontecendo. Foi uma mudança para mim.

Fala do Superdraft 2019
O super draft foi fantástico, foi realmente fantástico e a forma como foi organizado para mim, particularmente, foi uma experiência muito positiva, porque acabei em um clube onde queria ter depois todos os esforços e o trabalho.

Quanto importante é para um jogador estudar na universidade?
Acho que jogadores são diferentes. Se você está pronto pra ser um jogador, esta é uma boa oportunidade pra você, mas na faculdade você pode obter uma educação melhor. Eu recomendo a todos que ainda estão se desenvolvendo e tentando descobrir as coisas, mas se tiver a oportunidade é bom.

Você foi escolhido pelo Colorado Rapids; para você, o Rapids representa uma espécie de casa; como foi o início com o time?
Não foi fácil saber que estamos descobrindo as coisas e ver se você realmente pertence a ele, havia muitas dúvidas na minha mente, mas fui capaz de deixar tudo de lado e trabalhar duro, e então recebi o respeito e foi quando eu estava no meu melhor momento me sentindo confortável comigo

O Colorado Rapids começou ruim a temporada e depois foi melhor, tentando chegar ao playoffs. Como descrever o 2019?
Posso descrever isso como uma lição e estamos mais preparados para a próxima temporada porque temos um bom grupo de homem que há muito acordo sobre o que queremos fazer e acho que é a coisa mais importante.

Na temporada, você cresceu muito e foi fundamental para a equipe. O que contribuiu para a sua excelente temporada?
Acho que o meu trabalho fora da temporada na UD foi especialmente incrível, os meninos tinham me ajudado muito e acho que todo o tempo que você me ajuda nesse momento, eu aprendo muito sobre quem eu era, então quando eu estava cometendo erros, eles estavam perto de mim, eu sabia que era capaz de mudar isso

Awards & Rookie of the year:
Foi incrível, você sabe que eu nem pensei nessas coisas quando fui contratado nas primeiras duas semanas na pré-temporada, mas para mim é uma realização de um sonho, e é realmente incrível para mim.

Que acha do Rapids para a próxima temporada?
Acho que fazer os playoffs é a principal coisa que queremos fazer, como o principal objetivo de um clube.

Tim Howard, provavelmente o melhor goleiro americano da história terminou de jogar. O que ele te ensinou?
Tim me ajudou como ser humilde no trabalho, porque eu tinha a mentalidade de que “sou muito importante porque sou a quinta escolha do draft”, mas ele ajudou muito a conseguir os outros caras, tenha respeito por mim foi muito importante.

Quais futboistas o inspiraram e com quais treinadores você tem mais respeito?
Não futbolistas, mas o treinador do DU e o treinador do Montverde, mas agora eu tento ser algo que me fez único.

Como você considera o nível atual da MLS? Quais são os pontos fortes e quais são as falhas?
Acho que tem várias coisas boa na MLS, muito crescimento econômico e investidores e muitos jogadores que querem chegar aqui. Acho que o nível é muito alto e também o treinamento. Ninguém sabe realmente onde o crescimento pode chegar. Vamos ver.

Recomandar os jogadores brasileiros de chegar e jogar na MLS?
100% sim! Acho que a organização está ótima, é um campeonato sério com muitos bons jogadores, assim quem tiver a chance de vir aqui, dê uma olhada.

Concluindo, você gosta do futebol italiano? Você tem times e jogadores favoritos?
Gosto muito do futebol italiano, assisto muito ao futebol porque meus avós são italianos, então minha avó apoia a Juventus, meu avô supostamente Torino, então é uma grande rivalidade, foi por isso que vi o futebol italiano enquanto assistia Canal italiano chamado Rai. Acho que adoro e acho é um campeonato muito físico, é muito bom que todos tenham que respeitar, porque foi um dos maiores campeonatos, e também agora.

Muito obrigado a Omar Gonzalez, diretor de comunicação do time Colorado Rapids.


 

Facebook Comments